Social Icons

Pages

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Você sabe o que é a Síndrome da Pica? Muitas pessoas têm e não sabem

Síndrome de Pica
O nome da síndrome é uma alusão ao pássaro Pica Pica, conhecido por sua alimentação que vai desde insetos a pedaços de pedras e galhos secos, podendo comer tudo quanto passar pela goela a baixo.

O nome científico da Síndrome é Alotriofagia, causando nos portadores um desejo de alimentar-se de material não comestível como o carvão, pedaços de tijolo ou telha, terra, papel, até excrementos. Comumente detectada em crianças e grávidas, em especial as que possuem necessidades de nutrição, porém pode atingir qualquer pessoa sem discriminação de idade ou gênero. Alguns casos o material ingerido ou desejado contém nutrientes que estão em baixa no seu organismo, embora nada comprove, pelo menos ainda, que esta seja a razão de seu surgimento.
Também não foi descoberto até o momento nenhuma ligação da síndrome com algum dano no cérebro, como ocorre com diversas síndromes atualmente conhecidas. O material desejado pode ser ainda algo que ofereça perigo ao portador, por exemplo, desejo de ingerir veneno, comer cacos de vidros, pregos, etc.
Existem diversas subdivisões da síndrome da pica, sendo as mais conhecidas:


1 – Geofagia – Desejo de comer terra.

2 – Coprofagia – Desejo de se alimentar com excrementos, fezes.

3 – Hialofagia – Desperta interesse em comer vidros.

4 – Hematofagia – Causa na portador a vontade de beber sangue,

5 – Xilofagia – Faz com que o portador queira comer madeira.

Via Portal Interessante

Nenhum comentário :

Postar um comentário